Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Um momento ( Como os cães)


Tenho uma história. Uma reflexão. Mas, por agora, acho ela violenta até para mim.
Primeiro tenho que compartilhar o caso.
Sou estudante de medicina veterinária. Na minha universidade, a escola de veterinária é um dos meus lugares preferidos no mundo.
 Recentemente, conheci uma cadelinha. Quando bati o olho nela, vi que era muito parecida com o meu cachorro, que foi adotado da rua pela minha família há cerca de 6 meses. Foi instantâneo. Não sei exatamente porquê, mas criei "preferência" por ela. No momento, gosto mais dela que dos outros cães do canil.
Passei a visitá-la e tirá-la para passear sempre que podia. Queria MUITO adotá-la também. Mesmo sabendo que minha família não podia, eu queria muito.

Até agora.

Minha ficha caiu da pior maneira.
Dia desses, levei-a de volta pro canil, e tinha levado uma bolinha (dessas, para cachorro), pra gente brincar um pouquinho antes da minha aula começar. Brincamos. Foi quando olhei pela grade. (As paredes do canil são de grade, de modo que dá pra ver vários cães de outros canis, de dentro de um canil).
Todos eles tinham um pedido no rosto. Um pedido simples. Se eles falassem, diriam:

"Me tire daqui". 

E eu percebi muito sofrimento. E percebi que fechei meus olhos por ter gostado mais da minha preferida, sendo que todos (inclusive ela ) merecem. Merecem carinho, merecem passear, merecem uma bolinha.

Todos eles merecem um momento de alegria. Porque eles, eles sim valorizam o momento. Eles não se importam se vão me ver hoje e não me ver nunca mais. Mas, se eu estiver aqui por 5 minutos, não vão me amar menos por isso. (Porque não somos assim também?)
Por que a gente tem mania de desvalorizar os momentos, só porque acabam cedo?

Só precisei de 3 pares de olhinhos pra entender que nós também só precisamos de um momento. Como os cães. Um momento pra entender, pra VER de verdade. Como os cães vêem. Pra apreciar a companhia, como eles apreciam. Mas, de novo, eu digo: A gente tem mania de desvalorizar os momentos, só porque acabam cedo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário